quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Doces e mais doces!!

E as compotas continuam!
Estou a iniciar-me na matéria e confesso que não me estou a sair nada mal!
Pelo menos a opinião de quem já provou foi a melhor. Está bem que foi só a minha filha mas acho que ela não me ia enganar. Ou ia??
Bem vou esperar por mais e tratarei de divulgar!


Receita

Ingredientes:
1 kg de tomates maduros
750 gr de açúcar
raspa de 1 limão
1 pitada de canela ou baunilha em pó

Preparação:
Escalde os tomates. Tire-lhes a pele, corte-os ao meio e retire-lhes as sementes debaixo de água corrente.

Numa panela ponha o açúcar, a água (um copo de água por cada 3/4 de copo de açúcar), a raspa de limão e a canela ou a baunilha. Leve ao lume para ferver. Quando obter uma calda pastosa, baixe o lume e deite os tomates. Mexa de vez em quando com uma colher de pau, para que não se pegue ao fundo da panela. Quando estiver no ponto desejado, desligue o lume.
Armazene o doce em frascos de vidro esterilizados, tapando-os com uma folha de papel vegetal embebido em aguardente seguido de outro papel vegetal seco.

Não se esqueça de escrever em cada frasco a data.

2 comentários:

Passageira disse...

Maria do Carmo, as saudades que eu já tinha das suas escritas por aqui...

Fiquei encantada com o seu "Monte Encantado" e com as pequenas coisas que tem feito. Fantástico mesmo. Os meus parabéns :)
E claro, fiquei apaixonada pelos seus novos bichinhos. Sabe uma coisa? Quando era pequena (em idade, porque em tamanho está visto que não desenvolvo e continuo igual, eheh.) dizia muitas vezes "Adorava ter uma quinta no Alentejo com todo tipo de animais". Quem sabe um dia mais tarde :) E por isso mesmo fico ainda mais contente por esse seu mundo encantado! E que encantado (:

Um beijinho enorme e a maior das sortes com o seu cantinho alentejano *

Jorge disse...

hum...o doce de maça canela estava mesmo muito bom. Estava não...está, espero eu, ficou em Santo Aleixo..espero que ainda me calhe alguma coisa amanha =)

bjs