quarta-feira, 7 de setembro de 2011

** Dia em Coimbra**

O meu dia de anos foi fantástico!!
Embora eu já não ache muita graça à quantidade ainda gosto de surpresas, presentes, mimos...
Pelo menos uma vez por ano sou a pessoa mais importante da casa, e verdade seja dita não tenho razão de queixa!
Desta vez o passeio foi até Coimbra,  uma das cidades mais antigas do país, tendo sido capital do Reino, e apresenta como principal ex-libris a sua Universidade fundada em 1290, a mais antiga de Portugal e dos países de língua portuguesa e uma das mais antigas da Europa.

Visitamos também a Mata Nacional do Choupal imortalizada pelos poetas, nasceu da necessidade de quebrar a impetuosidade das cheias do Mondego.
Em 1791, o Engº Padre Estevão Cabral comandava um grande projecto que se destinava a tentar diminuir o assoreamento provocado pelo Rio.
O Choupal foi  plantado para permitir uma melhor fixação do encanamento do Rio. São muitas as árvores que desde o século XIX desafiam o tempo - Plátanos, Faias, Loureiros, Eucaliptos...
A sua monumentalidade, prendem a atenção de qualquer observador.
Com uma área de 79 hectares, a mata do Choupal bordeja o rio Mondego numa extensão de 2 Km é  um espaço místico, romântico que convida a esquecer o tempo... e a idade!!!


Á noite cantou-se os parabéns...









Choupal





Igreja Sta Cruz (1131)

Arco Almedina (Séc.XII)

Sé Velha de Coimbra (1139)


Com 34 metros de altura, 18O degraus e um grande relógio, a Torre da Universidade de Coimbra, construída entre 1728 e 1733

Coimbra

Sem comentários: