sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Em viagem...

Mais um passeio pelo País profundo!!
O destino ver uma peça de teatro no Teatro Sá da Bandeira no Porto.  Não uma peça qualquer mas a peça que tem como protagonista um dos meninos desta casa!! - "Vai dar Banho ao cão"!! Muito, muito bom. Adorei.


Contudo a peça era só a noite e aproveitamos a viagem para poder ver algumas belezas deste País entre elas um dos cultos mais populares e tradicionais de Portugal é o de Nossa Senhora da Lapa. 



















Diz-se que uma menina pastora, muda, encontrou uma imagem da Virgem nos montes e levou-a para casa. A mãe não ligou à estátua e lançou-a para a lareira. A menina, falando pela primeira vez na vida, pediu à mãe que não queimasse a imagem. Talvez por isso a estátua da Virgem que está no santuário apresente marcas de queimaduras. Outra história ligada a este santuário diz que uma menina entretinha-se a fiar lã enquanto pastoreava os rebanhos quando foi atacada por um enorme lagarto que aterrorizava a região. Para se salvar, atirou os novelos de lã para a boca do monstro tendo este ficado completamente "empanturrado". Levou-o então pela ponta de um fio até casa, onde foi morto e empalhado. E não há dúvida que, entre os muitos ex-votos de peregrinos, há no tecto do santuário um grande "lagarto", embora os mais cépticos digam que ele foi lá posto por um homem para agradecer à Virgem te-lo salvo de um crocodilo na Índia.

      Ao subir a serra da Lapa encontramos um dos mais antigos e famosos santuários portugueses, que atrai peregrinos de todo o país. De facto a capela de Nossa Senhora da Lapa foi construída já no século XVII pelos jesuítas, mas o culto é muito anterior, havendo quem o remeta para o século X, quando as investidas dos mouros fizeram com que a população cristã tenha escondido uma imagem da Virgem numa gruta ou "lapa". Mas histórias, lendas e milagres são o que não falta neste santuário com muitos ex-votos e com uma curiosa passagem entre rochas por onde só se consegue esgueirar quem não cometeu pecados graves.


Foi um passeio cansativo mas valeu a pena!!  

1 comentário:

Passageira disse...

Portugal tem sitios magnificos. Muitas vezes sai-se para o estrangeiro, e nem nos dedicamos a conhecer primeiro o nosso lindo pais.

Quanto à peça, estava maravilhosa. Com excelentes actores que conseguiram fazer daquelas quase tres horas umas horas de comédia. Gostei também :)