domingo, 30 de janeiro de 2011

Quinta dos Loridos - Jardim Oriental Buddha Éden

Esta semana visitamos um espaço agnóstico !!! Muito ZEN !!!!
Fantástico!!












Quinta dos Loridos - Jardim Oriental Buddha Éden


A Quinta dos Loridos é um bonito Solar, situado na freguesia do Carvalhal, concelho do Bombarral.

Outrora, estas terras foram pertença do Mosteiro de Alcobaça, que as doou a João Annes Lourido, em 1430. No século XVI a família Sanches de Baena reconstruiu este Solar que é hoje um belo exemplo da nobre arquitectura rural do século XVIII, ostentando o orgulhoso brasão da família Sanches de Baena.

A Quinta dos Loridos é hoje uma unidade hoteleira de luxo e também uma afamada produtora de vinhos, nomeadamente de espumantes.
O espaço circundante complementa este cenário luxuoso: jardins em socalcos, lago, mata, vinhas e o maior jardim oriental da Europa, o impressionante Buddha Eden.

Com cerca de 35 hectares, o jardim foi idealizado e concebido pelo Comendador José Berardo, em resposta à destruição dos Budas Gigantes de Bamyan, naquele que foi um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras-primas do período tardio da Arte de Gandhara.

Entre budas, pagodes, estátuas de terracota e várias esculturas cuidadosamente colocadas entre a vegetação, estima-se que foram usadas mais de 6 mil toneladas de mármore e granito para edificar esta obra monumental.

Os 700 soldados de terracota são pintados à mão e cada um deles é único, encontrando-se alguns enterrados como há 2.200 anos atrás. No lago central é possível observar os peixes KOI, e os dragões esculpidos que se erguem da água. A escadaria central é o ponto focal do jardim, onde os buddhas dourados dão calmamente as boas-vindas.

Esta é a Quinta dos Loridos, um lugar que desperta os sentidos…

Sem comentários: